segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Vidas Secas de Graciliano Ramos

Biografia de Graciliano Ramos

Graciliano Ramos nasceu dia 27 de outubro de 1892,em Quebrângulo e de onde saiu dois anos depois,quando seus pais, Sebastião Ramos de Oliveira e Maria Amelia Ferro Barros, trocando o interior de Alagoas pelo de Pernambuco.
Foi com seu pai que Graciliano aprendeu as cinco primeiras letras do alfabeto. Mas confundia o T com o D. E 1904 foi para o internato em Maceió e publicou alguns sonetos sempre com pseudônimos. Onde ficara seis anos, e em 1910 estava em Palmeira dos Ìndios,trabalhando na loja de seu pai em Viçosa.
Em 1914 foi para o Rio de Janeiro onde trabalhou como revisor de jornal,voltou para Palmeira dos Índios e casou-se em 1915 com Maria Augusta de Barros que morrera após o parto de seu quarto filho.
Em 1925 começou a escrever uma história numa cidade do interior, antiga dos índios caetés, publicado 1933. Empregava termos nordestinos, tinha poucou sotaque e nunca usava gíria.
O segundo casamento de Graciliano Ramos foi em fevereiro de 1928, depois de sua posse na prefeitura. A nova era Eloísa de Medeiros que le conhecera dois meses antes,na missa do Galo e que morava em Maceió. Eles tiveram quatros filhos, pai rígido com suas filhas e liberal com os filhos, nunca impõe suas ideias a nenhuma deles, disso ele era incapaz.
Em 1930 renunciou a prefeitura e foi nomeado diretor da imprensa oficial, demitiu-se no ano seguinte. Em 1933 deixou definitivamente Palmeira dos Índois foi nomeado diretor da instrução pública de Alagoas. Á partir de 1936 recebera misteriosos telefonemas com veladas ameaças e a despresera.
Foi preso em sua casa acusado de comunista. Acusação falsa, ele só entraria para o Partido Comunista do Brasil (PCB). Os nove meses de prisão derão origem ao livro que começara a escrever em 1946. Memórias do Cárcere, obra póstoma que seria publicada em 1953 e no mesmo ano de sua morte.
Uma de sua maiores alegrias foi ver Angústia publicada e editada em Nova York, após a conquista de sua mulher.Em 1942 com 50 anos ganhara o premio Felipe de Oliveira pelo conjunto de sua obra, em 1938 foi publicado seu ultimo romance.


Alunas: Beatris, Daiane, Fernanda, Graziele, Jéssica Adão
3º ano 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário