Memórias do Cárcere
Durante o período que permaneceu na Secretaria da Educação revolucionou os métodos de ensino da época. No entanto, devido as suas idéias, consideradas "extremistas", foi demito em 1936.
Ainda nesse ano, precisamente no dia 3 de março, é preso sob a acusação de ligação com o Partido Comunista. A acusação é falsa, pois Graciliano se filiaria para o PCB em 1945. Mesmo sem acusação formal ou julgamento, é deportado para o Rio de Janeiro, onde permanece encarcerado até 1937. Dessa experiência resultou a obra "Memórias do cárcere", que só começou a ser escrita em 1946 “Resolvo-me a contar, depois de muita hesitação, casos passados há dez anos”.
Relacionando o momento histórico e contexto político brasileiro da década de 30, ocasião da experiência do cárcere vivida pelo romancista, e o diálogo implícito como momento histórico mais atual. Embora se trate de adaptação linear que conte com fiel reprodução de diálogos do romance e tenha transposto para a tela o quadro social da década de 30, a película nos sugere semelhanças entre a conjuntura política daquele período e os acontecimentos ocorridos durante os vinte anos de governo militarista que se findava década de 80 no país.
Esta obra é um livro de memórias onde o autor coloca tudo o que ele e outras pessoas sofreram durante a ditadura militar.
Os principais personagens desta obra são:
Graciliano Ramos: Era Autor, narrador e personagem do livro memórias do Cárcere. Foi preso em Março de 1936, acusado de ligações com o partido Comunista. Foi demitido do cargo de diretor da Instituição pública e levado a diversos presídios, até Janeiro de 1937 quando foi libertado. E depois de dez anos ele publicou o livro Memórias do cárcere.
Luccarini: Amigo de Graciliano e foi ele que avisou Graciliano que ele iria ser preso.
Dr. Sidrônio: era católico, não escrevia livros perigosos e não gostava de palestras. Luccarini era seu maior inimigo.
Gaúcho: era amigo de Graciliano Ramos e queria aparecer nos livros que Graciliano escrevia.
Dr.Irene: era a diretora de um grupo escolar
O livro memórias do cárcere foi escrito por Graciliano onde na obra ele descreve tudo o que aconteceu durante a ditadura. Todo o sofrimento e humilhação que passou durante o Estado novo.
Na nossa opinião memórias do cárcere narra o acontecimento da vida de Graciliano Ramos e das pessoas que estiveram presas durante o estado novo.
Dayara, Isabela, Janaína 3ª2
Nenhum comentário:
Postar um comentário