
O contexto histórico da obra "Um Certo Capitão Rodrigo". Conta-se a história de Rodrigo Cambará, um herói extremista que despertava a paixão das mulheres e a admiração de seus seguidores. Em pleno século 18, época de disputas acirradas por territórios, ele enfrentou os chefes políticos e morreu em combate durante a Revolução Farroupilha (1835-1845). A trama virou filme, em 1971, sob a direção de Anselmo Duarte. O gênero é romance.
Os principais personagens são, Rodrigo Cambará que era um soldado da farroupilha e que representava um herói; Bibiana que era esposa de Rodrigo, uma moça prendada; o Padre Lara que representava o lado religioso do romance e Bento Amaral que tinha grande influência na sociedade e era filho de um coronel. Na sua obra mostra Rodrigo Cambará sendo o herói, a sua fome por guerra e sua bravura o levou a morrer na batalha, assim como ele desejava.
O autor mostra muito na parte histórica a guerra dos farrapos no Rio Grande do Sul; denuncia como era a vida de um soldado que não tinha medo de morrer, cujo seu maior sonho era que estourasse logo uma guerra para ir pelejar. Na nossa opinião o livro é bom, pois relata bem o conflito dos farrapos, uma realidade que consta num romance fictício e bem como as aventuras de Rodrigo.
Objetivo do autor: Criticar o governo, pois o Rio Grande do Sul passava por uma guerra, a Revolução Farroupilha.
A obra só pode ser considerada atual em alguns pontos de vista, como os conflitos que se passam nela e que existem atualmente e bem como os aventureiros como rodrigo Cambará que estão espalhados pelo mundo.
Nomes: Daiane, Diogo, Everton, Vanessa, 3o 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário