segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Menino de Engenho - José Lins do Rego

A de junho de 1901,no engenho corredor,municipio de pilar,estado de paraiba nasce José lins do Rego Cavalcanti,filho de João do Rego Cavalcanti e Amélia do Rego Cavalcanti.
Esse mundo rural do nordeste ligado as senzalas e ao mundo dos senhores do engenho da origem as paralelas dentro dos quais se encaminham cresa a monumental obra de Jose lins.Em 1923, ja revela sua autentica vocaçao de escritor, publicando artigos em suplimentos literarios.
Dentre suas obras a primeira do ciclo da cana de açucar foi MENINO DE ENGENHO.Um romance no qual sua intençao foi mostrar a biografia de seu avô e sua infância no engenho.
Menino de engenho conta a vida do menino carlinhos que aos 4 anos fica órfão de mãe e pai, tendo que morar com seu avô no engenho de Santa rosa.sua vida foi sofrida , a unica pessoa que ele mantia contato era sua tia Maria , a quem representava muito sua mãe.O menino não se dedicava aos estudos e só pensava em malandragem.
Aos 12 anos iniciou-se sua vida sexual.Dai pra frente só pensava em sexo e prazer, adquirindo a doença-do-mundo (Gonorréia).Por causa de suas doença sua vida passa dentro de um quarto sem poder viver o mundo, onde seus responsaveis mandam para o internato, que sua vida naquele lugar é contada na obra DOIDINHO.Por muitos era considerado menino perdido, menino de engenho.
José Lins do Rego recebeu varios prêmios e morreu no dia 12 de Setembro de 1957 aos 56 anos , sendo enterrado no mausoléu da acadêmia , no cemitério São João Batista.


ALUNAS: BRUNA ROBERTA E ANA PAULA MULLER 3 ANO 1



Nenhum comentário:

Postar um comentário