segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Obra: Mar Morto Autor: Jorge Amado

Contexto Histórico:
  • No Rio de Janeiro é inaugurado o aeroporto Santos Drumont.
  • Em São Paulo é fundada a Dimep (Dimas de Melo Pimenta) fabricante do primeiro relógio de ponteiro a quartzo do mundo.
  • É inventado o café soluvél.
  • No Brasil, ocorre a Revolução de 30, movimento que chega ao poder encabeçado pelo político gaúcho Getúlio Vargas.
  • Em 1932 inicia a Revolução Constitucionalista, organizada pelo estado de São Paulo, que exige, entre outros pontos, a constitucionalização do novo regime.
  • Em 1934 seria promulgada a nova Constituição. Chega ao fim a política do café-com-leite e tem início o Estado Novo, em novembro de 1937. Ao longo do restante da década não seriam realizadas eleições no país (as eleições só voltariam com o fim do Estado Novo, em 1945).

Gênero da Obra:
Lírico

Análise Crítica da Obra:

O escritor nada mais ressalta do que a realidade com período de ideais inovadores ao meio de mentes conservadoras. Em uma época em que as pessoas precisavam de um movimento político como frente popular, eram ingênuas e inconstantes em sua fé. Critica as poucas oportunidades, o pouco interesse de uma elite, ao mesmo tempo que este povo retribui no descaso.
Um ambiente em que o tráfico, por exemplo, é a penas mais uma forma de crescimento, quebrando todo e qualquer valor social, mais que na obra se mostra heróica.
Analisando pelo ponto de vista romântico e heróico, a obra se mostra com mais destaque nesses temas, retratando as formas de um homem pescador de como agir diante dos afrontos da vida. No entanto, vendo do lado crítico, estes temas acima são apenas um complemento para o enredo de um homem que tem como base de sua vida a fé desenfreada como fonte de força e aceitação - acomodação - de um futuro muita vezes trágico.
Por fim, tudo no livro trás um conhecimento mais abrangente de uma realidade distinta para nós, além da crítica maior aos padrões de todo um sistema político-social que se passa neste ambiente.


Alunas: Aline D. Sampaio; Cyntia S da Maia; Indianara Gonçalves; Taís Cavejon. 3° ano 01

2 comentários: